Luxemburgo, LU, 04 de setembro de 2024 — A Nordea Asset Management (NAM) tem a honra de anunciar que o California State Teachers’ Retirement System (CalSTRS), um dos maiores planos de pensão pública do mundo, selecionou a Estratégia Global Stars Equity da Nordea para gerenciar US$ 450 milhões em investimentos globais em ações.

A Estratégia Global Stars Equity é gerida pela Fundamental Equities Team da NAM, que é responsável pela família de ações ESG STARS da empresa e pela gama temática sustentável. A equipa emprega uma abordagem focada na sustentabilidade que integra os fatores de risco ESG em todas as decisões fundamentais de investimento e trabalha lado a lado com a Equipa de Investimentos Responsáveis da NAM, uma das maiores e mais antigas da Europa. Esta estreita colaboração garante que as empresas são avaliadas quanto às suas contribuições para os objetivos ambientais, sociais e de governação, juntamente com os critérios financeiros tradicionais.

Além da integração total do ESG, todas as estratégias de ações ESG STARS da NAM estão alinhadas com Net Zero para ajudar os investidores a descarbonizar suas carteiras. A Estratégia Global Stars Equity oferece aos investidores uma redução imediata nas emissões de carbono em relação à “benchmark”– a sua pegada de carbono está atualmente 61% abaixo da Benchmark MSCI ACWI.1

“Estamos honrados por termos sido selecionados pelo CalSTRS para gerenciar uma parte de seu portfólio de ações focadas na sustentabilidade por meio da nossa estratégia global de ações Stars. Por mais de três décadas, temos desenvolvido com sucesso soluções projetadas para oferecer retornos atraentes a longo prazo, ao mesmo tempo trazemos impacto positivo. O investimento sustentável é uma parte essencial do nosso ADN nórdico e estamos entusiasmados por apoiar a CalSTRS com a nossa abordagem de investimento distinta para proporcionar retornos com responsabilidade.»

— Nils Bolmstrand, CEO da Nordea Asset Management

“Estamos entusiasmados em expandir nosso relacionamento com a equipe da Nordea Asset Management. A abordagem focada na sustentabilidade da Estratégia Global Stars Equity está estreitamente alinhada com o mandato do portfólio de Estratégias de Investimento e Gestão Sustentáveis. Além disso, a Nordea tem sido um parceiro valioso nos nossos esforços de stewardship focados em cumprir nossa promessa de alcançar um portfólio net zero até 2050 ou antes.”

— Kirsty Jenkinson, Diretora de Investimentos da CalSTRS

Desde julho de 2023, o CalSTRS estabeleceu uma parceria com a NAM numa Iniciativa de Envolvimento crítica que visa incentivar as empresas investidas a aderir à Parceria de Petróleo e Gás Metano 2.0 (OGMP 2.0), uma estrutura fundamental para reduzir as emissões globais de metano. OGMP 2.0. as empresas membros comprometem-se a definir metas de emissões de metano alinhadas com uma redução de 45% até 2025 e de 60-75% até 2030. O compromisso é contínuo. Até à data, 14 das 65 empresas envolvidas adotaram a OGMP 2.0 após o engagement de investidores que participam na Iniciativa de Engagement, que inclui 17 proprietários de ativos, um gestor de ativos e um consultor de investimento, representando mais de 3,7 mil milhões de euros em AUM.

Como um dos primeiros signatários da Net Zero Asset Managers Initiative, a NAM está comprometida em apoiar a meta de net zero até 2050 ou antes. A empresa acolhe com agrado engagements colaborativos ao lado de proprietários de ativos em todo o espectro de investimento.