Luxembourg, LU, 9 de outubro de 2024 — A Nordea Asset Management (NAM) recebe o prestigiado Prémio PRI pela liderança na ação climática.

A Nordea Asset Management (NAM) foi reconhecida pelos Princípios para o Investimento Responsável (PRI) pela sua liderança ao liderar um envolvimento colaborativo de aproximadamente 20 investidores, focado em melhorar as divulgações e reduzir as emissões de metano das empresas para quase zero nos setores de energia, utilidades e gestão de resíduos. A NAM recebeu o cobiçado prémio “Reconhecimento por Ação – Clima” na cerimónia dos Prémios PRI em Toronto, Canadá, ontem.

Os Prémios PRI celebram gestores de ativos, proprietários de ativos e prestadores de serviços que se destacam em estratégias de investimento responsável e práticas de governança. O painel de jurados independentes elogiou: “Esta iniciativa direcionada elevou o metano como uma preocupação e está alinhada com a ciência. Bons resultados até à data. Grande alcance colaborativo. Apenas um programa inteligente, bem desenhado e executado, que abordou de forma eficaz uma questão climática importante.”

“Estamos honrados por receber o Prémio PRI Reconhecimento por Ação – Clima de 2024. O sucesso da iniciativa de envolvimento da NAM sobre o metano sublinha a importância da colaboração na abordagem às alterações climáticas. Como gestor do maior fundo Article 9 gerido ativamente da Europa, a NAM tem liderado a mudança no investimento climático e na descarbonização de carteiras há muitos anos. Como um firme apoiador dos Gestores de Ativos Net Zero, continuamos empenhados em promover progressos significativos rumo às emissões de metano quase zero”, afirma Nils Bolmstrand, CEO da Nordea Asset Management.

A iniciativa da NAM começou em julho de 2022, quando lançou a primeira fase da sua colaboração com parceiros e clientes selecionados para envolver empresas da indústria do petróleo e gás sobre a divulgação e mitigação das emissões de metano. Um foco chave deste esforço é incentivar as empresas investidas a aderirem à Oil and Gas Methane Partnership 2.0 (OGMP 2.0), o quadro de referência global de ‘padrão ouro’ para medição, relato e definição de metas de metano, sob o Observatório Internacional de Emissões de Metano do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

“Estamos orgulhosos de sermos reconhecidos pelo PRI pelo nosso envolvimento corporativo em relação ao metano. Sendo um gás de efeito estufa poderoso, que contribui para 30% do aquecimento global atual*, a redução do metano oferece uma das melhores oportunidades a curto prazo para mitigar as alterações climáticas, muitas vezes sem custo líquido. Como investidores, desempenhamos um papel importante em impulsionar a ação corporativa na redução de metano, como parte da entrega de retornos com responsabilidade”, afirma Renée Tengberg, Diretora de ESG e Líder de Envolvimento sobre Metano na NAM.

O envolvimento está em andamento e cresceu de 15 empresas em 2022 para 65 em 2024 — 14 já aderiram à OGMP 2.0. Como signatário inicial da Iniciativa de Gestores de Ativos Net Zero, a NAM está comprometida em promover melhores dados sobre o metano, maior transparência e reduções significativas nas emissões de metano em todos os setores.